Dizem que a Internet não é confiável... Mas, e a TV?
Em uma visão mais irrepreensível, pode se dizer que o correto é: Filtrar, filtrar e filtrar, sim! Deve-se analisar tanto o conteúdo Televisivo quanto o da Internet, pois ambos estão sujeitos a indução ao erro. Por exemplo: Propaganda Subliminar. Assim são chamadas as mensagens de persuasão feitas para serem percebidas apenas no subconsciente. A primeira experiência do gênero foi realizada em 1956, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo publicitário Jim Vicary. Durante a projeção de um filme, ele inseriu a frase "Beba Coca-Cola" numa velocidade tão rápida - aparecendo com apenas 0,003 segundo de duração - que ela passava desapercebida. O olho humano só capta imagens que duram no mínimo 0,02 segundo, mas, de acordo com Vicary, as mensagens ficavam gravadas na mente das pessoas - tanto que, no intervalo do filme, as vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência com a mensagem "coma pipoca" e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com sons. "Uma técnica comum é usar batidas de coração como ruído de fundo para propaganda política.
O som fica quase imperceptível, principalmente se misturado à trilha sonora ou à fala do candidato, mas passa uma sensação de calma e segurança. O expediente já foi utilizado por políticos como Covas e Maluf, e nas propagandas de carro da Chevrolet", afirma o publicitário Flávio de Alcântara Calazans, professor da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O caso mais famoso aconteceu no Japão, em 1997, quando mais de 700 crianças tiveram ataque epiléptico por causa do desenho Pokemon. A animação trazia um estímulo luminoso - flashes coloridos imperceptíveis - que deveria causar uma sensação agradável, mas que provocou curto-circuito no cérebro das crianças. "Propaganda subliminar é crime em países como Estados Unidos e França, mas aqui no Brasil não existe uma legislação específica sobre isso - embora o Código de Defesa do Consumidor deixe claro que esse tem o direito de saber quando está diante de uma mensagem publicitária", diz Flávio.
Agora que sabemos o que é Propaganda Subliminar, atentamos para o fato de que tal técnica (imagens, frames, como este abaixo) foi e por enquanto está sendo utilizada por uma grande Emissora de TV: Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e também no exemplo dado em forma de vídeo, do CANAL RACIOCÍNIO (confira: Preparem-se 70).
Ok, com esta matéria damos inicio ao Blog CANAL RACIOCÍNIO, e com a mesma provamos que se faz necessário o uso do RACIOCÍNIO sempre! Esteja diante de um Sistema de TV ou da Internet.
Para este, a equipe do Blog CANAL RACIOCÍNIO, pesquisou algumas informações, também, em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-epropaganda-subliminar. Formando assim, opinião através do RACIOCÍNIO, mas ADVERTE: Tais informações não devem ser tomadas como objeto de verdades absolutas, antes que sejam feitas acuradas pesquisas!
Para este, a equipe do Blog CANAL RACIOCÍNIO, pesquisou algumas informações, também, em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-epropaganda-subliminar. Formando assim, opinião através do RACIOCÍNIO, mas ADVERTE: Tais informações não devem ser tomadas como objeto de verdades absolutas, antes que sejam feitas acuradas pesquisas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário