Blog CANAL RACIOCÍNIO

SEJA BEM VINDO AO Blog CANAL RACIOCÍNIO - ATENÇÃO: BLOG COM A OPÇÃO VÍDEOS DE MÚSICAS! AGUARDE A MINIATURA E COM APENAS UM CLICK ASSISTA OU OUÇA ENQUANTO NAVEGA PELOS POSTS, CASO DEMORE, REGARREGUE A PÁGINA.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Incrível! Bateria feita com batatas

Nova bateria feita com batatas pode iluminar um quarto por mais de um mês.
















Em algum programa de experiências científicas para crianças, você talvez já tenha visto que é possível fazer uma bateria com batatas. Não é a solução para a crise energética que pode atingir o planeta, mas não deixa de ser divertido. Cientistas israelenses descobriram que essa aparente brincadeira, no entanto, é capaz de iluminar um aposento durante mais de trinta dias.

Previsões apontam que a batata, por ser uma das culturas mais fáceis e vastas da agricultura, será o carro chefe do combate à fome no mundo nas décadas que virão. O uso dela para fazer baterias artesanais nunca foi encarado com muita seriedade, mas pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém potencializaram essa função.

Eles descobriram que, cozida, a batata gera dez vezes mais energia do que crua. E a produção realmente não é das mais complicadas. Basta prensar um quarto do tubérculo cozido entre um ânodo de zinco e um cátodo de cobre. Com esta técnica, a equipe israelense conseguiu iluminar um quarto com lâmpadas por até quarenta dias, a um preço dez vezes menor do que uma bateria alcalina comum.Uma batata, obviamente, não é uma fonte inesgotável de energia. Ela apenas conduz quimicamente a energia através dos dois pólos metálicos, da mesma forma que bananas e morangos também podem fazer. Mas são mais abundantes, resistentes e fáceis de armazenar, o que a tornam a matéria-prima ideal.Os pesquisadores de Israel projetam que a batata realmente poderia servir como alternativa energética em países em desenvolvimento, que não contam com grandes usinas para suprir suas necessidades.
Não é uma tarefa simples, por razões que vão desde a concorrência com outras fontes renováveis, como a energia eólica e a solar, até o fato de que em alguns lugares não há batatas sequer para alimentar a população, muito menos para se fazer baterias. Mas é um cenário que os cientistas visualizam facilmente no futuro.

Para este, a equipe do Blog CANAL RACIOCÍNIO, pesquisou algumas informações, também, em: http://hypescience.com/nova-bateria-feita-com-batatas-pode-iluminar-um-quarto-por-mais-de-um-mes/. Formando assim, opinião através do RACIOCÍNIO, mas ADVERTE: Tais informações não devem ser tomadas como objeto de verdades absolutas, antes que sejam feitas acuradas pesquisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário